Web Rádio Peregrina
Obra Missionária de Evangelização e Acolhida Social Virgem do Carmo Peregrina

11/07/2017

Defender os valores da família não é discriminar nem ser homofóbico, afirmam bispos

“Afirmar que a defesa dos valores da família é discriminar ou que, por isso, é homofóbico é distorcer a verdade. A família e o matrimônio estão consagrados na Constituição nacional, mas, além disso, antecedem a religião, o Estado e as suas leis, que são ‘impostas’ sobre eles, tal como são, em virtude da sua intrínseca força e beleza”, afirmaram os bispos em seu comunicado emitido na última sexta-feira. O texto foi publicado no final da Segunda Assembleia Ordinária Anual, no qual os Prelados assinalaram que a defesa da família e do matrimônio não é “somente da Igreja, mas de toda a sociedade preocupada pela deformação a qual querem submetê-la”. A CEP reafirmou o seu compromisso em promover e defender a instituição familiar. “É uma missão e preocupação contínua, não apenas quando ameaçados por setores que querem impor uma ideologia que vai contra a natureza humana, mas também em situações difíceis para o desenvolvimento”, indicaram. Por isso, disseram que “pretender silenciar a voz da Igreja Católica é um absurdo, porque tem o direito e o dever, assim como o resto da sociedade, de denunciar quando são ameaçadas células fundamentais da sociedade, tais como o matrimônio e a família”. Recordaram que em sua exortação apostólica Amoris Laetitia, o Papa Francisco adverte que a família está sendo ameaçada “por uma série de circunstâncias que surgem de uma mudança antropológica, que atualmente condiciona a vida humana”. “Essa mudança é demostrada através de uma afetividade narcisista, instável e mutável; em uma mentalidade antinatalista, o enfraquecimento da fé e a fraqueza das famílias; e em uma série de problemas familiares decorrentes de situações de pobreza, falta de educação, moradia, saúde, emprego, abuso e exploração sexual infantil, migração forçada, tráfico de pessoas e uma lista que interminável”, indicaram. Nesse sentido, assinalaram os bispos panamenhos, “é fundamental a preparação dos casais para o matrimônio, através de processos de formação que lhes permitam confirmar o seu amor em aliança sacramental e, ao mesmo tempo, que tenham acompanhamento pastoral”. Finalmente, “insistimos na tarefa insubstituível dos pais na responsabilidade principal da educação dos seus filhos e, por isso, qualquer proposta que não respeite este direito é injusta e é contrária ao processo da construção de uma sociedade estável e humana”.
Imprimir

23/11/2017
Papa Francisco cria nova Diocese no Brasil e nomeia seu primeiro bispo
O Papa Francisco erigiu uma nova Diocese no Brasil, a de Cruz das Almas (BA), desmembrada da Arquidiocese de Salvador, e nomeou como seu primeiro Bispo Dom Antônio Tourinho Neto, até então Bispo auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife (PE). A nova Diocese desmembrada da Arquidiocese de Salvador será composta pelos municípios de Cabaceiras do Paraguaçu, Cachoeira, Cruz das Almas, Governador Mangabeira, Maragogipe, Muritiba, Santo Amaro, São Félix, Sapeaçu e Saubara.

22/11/2017
Brasil passa a ter a menor Basílica do mundo
No alto da Serra da Piedade, em Caeté (MG), uma pequena ermida recebe há 250 anos milhares de peregrinos, levando à necessidade da construção de outra igreja maior na década de 1970; agora, esses dois templos foram elevados a Basílicas pelo Papa Francisco, sendo que um deles se tornou a menor Basílica do mundo.

21/11/2017
Ano Jubilar do centenário de Fátima será encerrado na Solenidade de Cristo Rei
No próximo dia 26 de novembro, Solenidade de Cristo Rei, o Santuário de Fátima irá promover o encerramento do Ano Jubilar do Centenário das Aparições, conforme decretado pela Penitenciaria Apostólica. Para o encerramento deste Ano Jubilar, o Bispo de Leiria-Fátima, Dom António Marto, será o delegado Pontifício, por indicação do Papa Francisco.

20/11/2017
Em mensagem de vídeo, Papa explica por que viaja a Mianmar
De 26 a 30 de novembro, o Papa Francisco realizará em uma nova viagem apostólica. Voltará na Ásia para visitar Mianmar, e depois irá a Bangladesh. Francisco enviou uma mensagem de vídeo na qual explica aos habitantes do país o motivo da sua visita: “Eu não vejo a hora de poder encontrá-los. Venho proclamar o Evangelho de Jesus Cristo, uma mensagem de reconciliação, perdão e paz”, afirma.

19/11/2017
Hoje a Igreja celebra São Roque González e companheiros mártires
A Igreja celebra neste dia 19 de novembro São Roque González e companheiros mártires. O sacerdote jesuíta foi martirizado e teve o corpo queimado por anunciar o Evangelho na América do Sul. Natural do Paraguai, evangelizou também em terras brasileiras, no território que atualmente pertence ao Rio Grande do Sul. São Roque nasceu em Assunção, Paraguai, em 1576. Aos 22 anos foi ordenado sacerdote e, posteriormente, nomeado Pároco da Catedral de Assunção. Em 1609, ingressou na Companhia do Jesus e anos depois foi designado superior da primeira Missão do Paraguai.


 

© Obra Missionária Virgem do Carmo Peregrina. Todos os direitos reservados

Site desenvolvido por Vetorial Soluções Corporativas
Obra Missionária Virgem do Carmo Peregrina