Web Rádio Peregrina
Obra Missionária de Evangelização e Acolhida Social Virgem do Carmo Peregrina

25/07/2017

A história esquecida do lugar onde a Virgem descansou a caminho de Belém

Em declarações ao ‘Christian Media Center’, Pe. Eugênio Alliata, um sacerdote franciscano especialista em arqueologia cristã, explicou que a palavra grega “kathisma” significa “lugar onde Maria se sentou”. O também membro do Studium Biblicum Franciscanum da Custódia da terra Santa assinalou que “a igreja tem uma forma especial, octogonal. Na verdade, dois octógonos… um menor e outro maior, em torno de uma rocha e no mesmo nível do chão”. No século VIII, este templo foi transformado em uma mesquita e foi destruído no século XI. Com o passar do tempo, perdeu-se a localização da igreja, embora se saiba da sua existência graças a alguns antigos escritos bizantinos. As ruínas do templo foram descobertas em 1992, enquanto realizava-se uma escavação para construir uma estrada. Após a descoberta, o Patriarcado Ortodoxo Grego de Jerusalém, dentro de cujos domínios se encontra este templo, e a Universidade de Atenas prosseguiram com os trabalhos de escavação e limpeza das ruínas a fim de que este lugar volte a ser visitado por peregrinos. Pe. Alliata indicou que as escavações arqueológicas também revelaram que em volta do templo havia outras capelas que estavam decoradas com mosaicos. Atualmente, as imagens foram cobertas com areia para sua proteção. Entretanto, o presbítero expressou que, atualmente, este templo “infelizmente ficou esquecido e foi mal conservado”. O “descanso da Virgem” Pe. Alliata comentou que a história é “a história que encontramos é narrada em um Evangelho apócrifo atribuído a São Tiago. O texto narra a ida de José e Maria grávida a Belém. Jesus prestes a nascer”. “Maria, montada no jumentinho, teve duas visões: viu dois povos, um que ria e outro que chorava. A interpretação é que os que choram são os judeus, por não terem acreditado no Messias. O povo que ri são os cristãos que acreditaram no Messias”, prosseguiu. Após a visão, “cansada da viagem, Maria desce do jumentinho e é levada por José a uma gruta”. Pe. Alliata destacou que a Virgem teria se sentado para descansar sobre uma pedra e que em torno desta foi construída a Igreja do Kathisma.
Imprimir

24/11/2017
Bispos da Argentina rezam pelos 44 tripulantes desaparecidos em um submarino
Os Bispos da Argentina expressaram sua oração e proximidade aos familiares dos 44 tripulantes desaparecidos em um submarino no Atlântico Sul. Através de um comunicado, a Comissão Executiva da Conferência Episcopal Argentina convidou os fiéis a “acompanhar a angústia que estão vivendo devido à situação do Submarino ARA e especialmente o momento pelo qual as famílias estão passando”.

23/11/2017
Papa Francisco cria nova Diocese no Brasil e nomeia seu primeiro bispo
O Papa Francisco erigiu uma nova Diocese no Brasil, a de Cruz das Almas (BA), desmembrada da Arquidiocese de Salvador, e nomeou como seu primeiro Bispo Dom Antônio Tourinho Neto, até então Bispo auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife (PE). A nova Diocese desmembrada da Arquidiocese de Salvador será composta pelos municípios de Cabaceiras do Paraguaçu, Cachoeira, Cruz das Almas, Governador Mangabeira, Maragogipe, Muritiba, Santo Amaro, São Félix, Sapeaçu e Saubara.

22/11/2017
Brasil passa a ter a menor Basílica do mundo
No alto da Serra da Piedade, em Caeté (MG), uma pequena ermida recebe há 250 anos milhares de peregrinos, levando à necessidade da construção de outra igreja maior na década de 1970; agora, esses dois templos foram elevados a Basílicas pelo Papa Francisco, sendo que um deles se tornou a menor Basílica do mundo.

21/11/2017
Ano Jubilar do centenário de Fátima será encerrado na Solenidade de Cristo Rei
No próximo dia 26 de novembro, Solenidade de Cristo Rei, o Santuário de Fátima irá promover o encerramento do Ano Jubilar do Centenário das Aparições, conforme decretado pela Penitenciaria Apostólica. Para o encerramento deste Ano Jubilar, o Bispo de Leiria-Fátima, Dom António Marto, será o delegado Pontifício, por indicação do Papa Francisco.

20/11/2017
Em mensagem de vídeo, Papa explica por que viaja a Mianmar
De 26 a 30 de novembro, o Papa Francisco realizará em uma nova viagem apostólica. Voltará na Ásia para visitar Mianmar, e depois irá a Bangladesh. Francisco enviou uma mensagem de vídeo na qual explica aos habitantes do país o motivo da sua visita: “Eu não vejo a hora de poder encontrá-los. Venho proclamar o Evangelho de Jesus Cristo, uma mensagem de reconciliação, perdão e paz”, afirma.


 

© Obra Missionária Virgem do Carmo Peregrina. Todos os direitos reservados

Site desenvolvido por Vetorial Soluções Corporativas
Obra Missionária Virgem do Carmo Peregrina