Web Rádio Peregrina
Obra Missionária de Evangelização e Acolhida Social Virgem do Carmo Peregrina

28/07/2017

Investigam suposto milagre que declararia como santa beata argentina

O ato foi realizado pela vice-postuladora da causa, Madre Maria Teresa Sánchez e acompanhada pela Madre Marta Jacob. Também participou o frei mexicano Luis Martín Rodríguez Muñoz. Em 1974 foi aberto o processo para reconhecer as virtudes heroicas da Beata Madre Cabanillas. No dia 28 de junho de 1999, o Papa São João Paulo II a declarou Venerável. O mesmo Papa São João Paulo II a proclamou beata em 14 de abril de 2002, graças à cura milagrosa do sacerdote argentino Pe. José Roque Chielli, missionário franciscano que sofria um aneurisma cerebral incurável, do qual se recuperou inexplicavelmente depois de rezar uma oração para pedir a intercessão da Madre Cabanillas. “A populosa cidade de Córdoba, na Argentina, foi testemunha privilegiada da santidade de vida da Beata Madre Maria del Tránsito de Jesus Sacramentado Cabanillas. A sua vida constitui um cântico às grandes obras que Deus realiza nos acontecimentos ordinários da vida cotidiana”, disse naquela ocasião São João Paulo II. “Interrogando-se acerca daquilo que Deus desejava dela, descobriu a sua vocação franciscana e a inspiração de um projeto de vida religiosa, que se ocupasse de ajudar a mulher a progredir na experiência da fé. Soube ser firme e, ao mesmo tempo, paciente e compreensiva, abraçar a cruz nas dificuldades e permanecer no serviço humilde, mesmo quando sobre elas pesavam graves humilhações e desprezos”, acrescentou. Breve biografia A Madre Maria del Tránsito Cabanillas nasceu em 15 de agosto de 1821 em Córdoba, onde viveu a maior parte de sua vida. Foi a terceira de uma família numerosa e de boa situação social. Quando seu pai morreu em 1850 e sua mãe em 1858, ocupou-se da educação de seus irmãos mais novos. Gostava de cultivar o jardim e a horta, do trabalho doméstico e manuais, da ordem e da limpeza. Seu espírito de serviço a levou a visitar as casas dos pobres, enfermos e desamparados, levando-lhes ajuda material e espiritual, inclusive em meio à epidemia de cólera de 1867, que deixou mais de quatro mil vítimas. Em 1858, tornou-se Terciária Franciscana. Em 1873, ingressou no Carmelo de Buenos Aires e, em 1874, entrou no mosteiro da Visitação de Montevidéu, mas sua saúde frágil a obrigou a abandonar esta vida. Em 8 de dezembro de 1878, aos 57 anos, fundou o Instituto das Irmãs Terciárias Missionárias Franciscanas, conhecidas popularmente como Franciscanas Cordobesas, com o objetivo de difundir o espírito franciscano, praticar obras de caridade e misericórdia e educar as crianças e adolescentes na fé. Morreu aos 64 anos, em 25 de agosto de 1885, dia em que é celebrada a sua memória.
Imprimir

24/11/2017
Bispos da Argentina rezam pelos 44 tripulantes desaparecidos em um submarino
Os Bispos da Argentina expressaram sua oração e proximidade aos familiares dos 44 tripulantes desaparecidos em um submarino no Atlântico Sul. Através de um comunicado, a Comissão Executiva da Conferência Episcopal Argentina convidou os fiéis a “acompanhar a angústia que estão vivendo devido à situação do Submarino ARA e especialmente o momento pelo qual as famílias estão passando”.

23/11/2017
Papa Francisco cria nova Diocese no Brasil e nomeia seu primeiro bispo
O Papa Francisco erigiu uma nova Diocese no Brasil, a de Cruz das Almas (BA), desmembrada da Arquidiocese de Salvador, e nomeou como seu primeiro Bispo Dom Antônio Tourinho Neto, até então Bispo auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife (PE). A nova Diocese desmembrada da Arquidiocese de Salvador será composta pelos municípios de Cabaceiras do Paraguaçu, Cachoeira, Cruz das Almas, Governador Mangabeira, Maragogipe, Muritiba, Santo Amaro, São Félix, Sapeaçu e Saubara.

22/11/2017
Brasil passa a ter a menor Basílica do mundo
No alto da Serra da Piedade, em Caeté (MG), uma pequena ermida recebe há 250 anos milhares de peregrinos, levando à necessidade da construção de outra igreja maior na década de 1970; agora, esses dois templos foram elevados a Basílicas pelo Papa Francisco, sendo que um deles se tornou a menor Basílica do mundo.

21/11/2017
Ano Jubilar do centenário de Fátima será encerrado na Solenidade de Cristo Rei
No próximo dia 26 de novembro, Solenidade de Cristo Rei, o Santuário de Fátima irá promover o encerramento do Ano Jubilar do Centenário das Aparições, conforme decretado pela Penitenciaria Apostólica. Para o encerramento deste Ano Jubilar, o Bispo de Leiria-Fátima, Dom António Marto, será o delegado Pontifício, por indicação do Papa Francisco.

20/11/2017
Em mensagem de vídeo, Papa explica por que viaja a Mianmar
De 26 a 30 de novembro, o Papa Francisco realizará em uma nova viagem apostólica. Voltará na Ásia para visitar Mianmar, e depois irá a Bangladesh. Francisco enviou uma mensagem de vídeo na qual explica aos habitantes do país o motivo da sua visita: “Eu não vejo a hora de poder encontrá-los. Venho proclamar o Evangelho de Jesus Cristo, uma mensagem de reconciliação, perdão e paz”, afirma.


 

© Obra Missionária Virgem do Carmo Peregrina. Todos os direitos reservados

Site desenvolvido por Vetorial Soluções Corporativas
Obra Missionária Virgem do Carmo Peregrina