Web Rádio Peregrina
Obra Missionária de Evangelização e Acolhida Social Virgem do Carmo Peregrina

02/08/2017

Pela primeira vez, elegem uma cristã como prefeita de uma cidade do Iraque

Segundo contou ao Grupo ACI o Pe. Luis Montes, missionário do Instituto do Verbo Encarnado (IVE) no Iraque, muitos dos cristãos que viviam em Alqosh fugiram da cidade por medo de que fosse tomada pelo ISIS, mas depois regressaram porque as milícias curdas conseguiram defender a região. Indicou que inclusive os habitantes receberam muitos refugiados. Zara não é a primeira mulher a ser eleita prefeita no Iraque. Desde 2015, Zekra Alwach, de origem muçulmana, ocupa o cargo de prefeita de Bagdá. Após sua eleição, Lara Zara recebeu a visita de várias autoridades políticas e também religiosas como o Patriarca católico caldeu de Bagdá (Iraque), Dom Louis Rafael Sako, e o Arcebispo de Erbil, Dom Bashar Mati Warda. Segundo informou a agência vaticana Fides, Lara Zara foi eleita por unanimidade pelo Conselho do Município de Qaraqosh, para substituir Abdul Micha, que tinha sido destituído de seu cargo de prefeito de Alqosh por acusações de corrupção. Esta medida causou polêmica entre os cristãos de Alqosh, já que a destituição foi realizada por um membro do Partido Democrático do Curdistão (PDK) e chefe do conselho provincial de Nínive, Bashar al Kiki, o qual, além disso, substituiu provisoriamente Micha por um líder político próximo ao PDK. Em declaração à Rádio Vaticano, o Patriarca Caldeu, Dom Rafael Louis Sako, expressou sua preocupação por esta situação já que “o prefeito, o governador de Alqosh ou das aldeias da Planície de Nínive são eleitos pelo povo e um partido não deve eleger, mudar ou substituir. Isso é muito perigoso para nós, porque devemos respeitar os direitos dos habitantes dessas aldeias”. “As pessoas da Planície de Nínive devem decidir seu futuro e não os outros. E há uma luta pela Planície de Nínive com as pessoas que ainda têm medo de regressar porque não sabem o que acontecerá, o futuro não é claro”, acrescentou. Sobre isso, a agência Fides assinalou que “vários observadores tinham interpretado a destituição do prefeito Abdul como um movimento orquestrado pelas forças políticas curdas”. Os curdos são uma minoria étnica que não conta com um território nacional, mas que vivem em vários países do Oriente Médio, como Iraque, Síria, Turquia e Irã. Fides indicou que alguns políticos cristãos, como o parlamentar Yonadam Kanna, tinham denunciado que os curdos estão exercendo uma pressão política sobre as minorias étnicas no Iraque, como os cristãos, para que apoiem o referendo para a independência do Curdistão iraquiano que acontecerá no dia 25 de setembro. Nesse sentido, através de um comunicado, o Patriarcado Caldeu da Babilônia assinalou que, por meio da destituição do prefeito de Alqosh, estão dando uma “tentativa de colocar as mãos nas cidades da Planície de Nínive, através de manobras ocultas e disputas públicos que exercem efeitos adversos sobre os povos desta terra”.
Imprimir

24/11/2017
Bispos da Argentina rezam pelos 44 tripulantes desaparecidos em um submarino
Os Bispos da Argentina expressaram sua oração e proximidade aos familiares dos 44 tripulantes desaparecidos em um submarino no Atlântico Sul. Através de um comunicado, a Comissão Executiva da Conferência Episcopal Argentina convidou os fiéis a “acompanhar a angústia que estão vivendo devido à situação do Submarino ARA e especialmente o momento pelo qual as famílias estão passando”.

23/11/2017
Papa Francisco cria nova Diocese no Brasil e nomeia seu primeiro bispo
O Papa Francisco erigiu uma nova Diocese no Brasil, a de Cruz das Almas (BA), desmembrada da Arquidiocese de Salvador, e nomeou como seu primeiro Bispo Dom Antônio Tourinho Neto, até então Bispo auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife (PE). A nova Diocese desmembrada da Arquidiocese de Salvador será composta pelos municípios de Cabaceiras do Paraguaçu, Cachoeira, Cruz das Almas, Governador Mangabeira, Maragogipe, Muritiba, Santo Amaro, São Félix, Sapeaçu e Saubara.

22/11/2017
Brasil passa a ter a menor Basílica do mundo
No alto da Serra da Piedade, em Caeté (MG), uma pequena ermida recebe há 250 anos milhares de peregrinos, levando à necessidade da construção de outra igreja maior na década de 1970; agora, esses dois templos foram elevados a Basílicas pelo Papa Francisco, sendo que um deles se tornou a menor Basílica do mundo.

21/11/2017
Ano Jubilar do centenário de Fátima será encerrado na Solenidade de Cristo Rei
No próximo dia 26 de novembro, Solenidade de Cristo Rei, o Santuário de Fátima irá promover o encerramento do Ano Jubilar do Centenário das Aparições, conforme decretado pela Penitenciaria Apostólica. Para o encerramento deste Ano Jubilar, o Bispo de Leiria-Fátima, Dom António Marto, será o delegado Pontifício, por indicação do Papa Francisco.

20/11/2017
Em mensagem de vídeo, Papa explica por que viaja a Mianmar
De 26 a 30 de novembro, o Papa Francisco realizará em uma nova viagem apostólica. Voltará na Ásia para visitar Mianmar, e depois irá a Bangladesh. Francisco enviou uma mensagem de vídeo na qual explica aos habitantes do país o motivo da sua visita: “Eu não vejo a hora de poder encontrá-los. Venho proclamar o Evangelho de Jesus Cristo, uma mensagem de reconciliação, perdão e paz”, afirma.


 

© Obra Missionária Virgem do Carmo Peregrina. Todos os direitos reservados

Site desenvolvido por Vetorial Soluções Corporativas
Obra Missionária Virgem do Carmo Peregrina