Web Rádio Peregrina
Obra Missionária de Evangelização e Acolhida Social Virgem do Carmo Peregrina

06/09/2017

Redescobrem e traduzem o comentário em latim mais antigo dos Evangelhos

O manuscrito era amplamente conhecido por ter existido, embora muito eruditos acreditassem que tinham destruído ou se extraviado permanentemente. São Jerônimo também assinalou a existência deste comentário em sua obra Lives of Famous Men. Dorfbauer encontrou o documento de 100 páginas na Biblioteca da Catedral de Colônia, em um manuscrito sem marcar que data do ano 800 e que tinha sido digitalizado em 2002. Enquanto outros eruditos sabiam do documento, a maioria de seu conteúdo bíblico foi passada por alto. Mas, a curiosidade de Dorfbauer persistiu e decidiu investigar com mais profundidade o manuscrito para descobrir que não era apenas um documento anônimo, mas que sua origem parecia remontar para além do século IX. O especialista começou a fazer anotações do documento e cruzou alguns de seus conteúdos com os escritos de São Jerônimo sobre Fortunatianus no século IV. “Pude comparar as citações bíblicas no manuscrito de Colônia com nossas extensas bases de dados. Os paralelismos com os textos que circulavam no norte da Itália em meados do século IV ofereciam um ajuste perfeito com o contexto de Fortunatianus”, disse a ‘The Conversation’ o Dr. Hugo Houghton, diretor adjunto do Institute for Textual Scholarship and Electronic Editing (ITSEE) da Universidade de Birmingham. Dr. Houghton, especialista em Novo Testamento em latim, começou a extrair citações do manuscrito redescoberto e o comparou com outros textos do século IV utilizando a grande base de dados de sua universidade. Utilizou uma metodologia para analisar o texto e encontrou que a comparação “parecia preservar a forma original do trabalho inovador de Fortunatianus”. “Tal descoberta é de considerável importância para nossa compreensão do desenvolvimento da interpretação bíblica latina, que passou a desempenhar um papel tão importante no desenvolvimento do pensamento e da literatura ocidental”, disse Houghton. O comentário de Fortunatianus agora substitui a Vulgata como o comentário em latim conhecido mais antigo dos Evangelhos. A Vulgata foi traduzida do hebraico e aramaico ao latim por São Jerônimo entre os anos 382 e 405 e foi conhecido como a forma mais antiga do comentário em latim escrito dos Evangelhos. O comentário de 160 capítulos está centrado principalmente no Evangelho de São Mateus, mas também inclui breves referências aos Evangelhos de São Marcos, São Lucas e São João. Embora este novo documento seja anterior à Vulgata, continua sendo muito menos popular devido à sua recente redescoberta. “Ainda demorará algum tempo para que este trabalho seja conhecido amplamente como os famosos escritos de mestres cristãos posteriores como Ambrósio, Agostinho e Jerônimo”, sublinhou Houghton.
Imprimir

23/11/2017
Papa Francisco cria nova Diocese no Brasil e nomeia seu primeiro bispo
O Papa Francisco erigiu uma nova Diocese no Brasil, a de Cruz das Almas (BA), desmembrada da Arquidiocese de Salvador, e nomeou como seu primeiro Bispo Dom Antônio Tourinho Neto, até então Bispo auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife (PE). A nova Diocese desmembrada da Arquidiocese de Salvador será composta pelos municípios de Cabaceiras do Paraguaçu, Cachoeira, Cruz das Almas, Governador Mangabeira, Maragogipe, Muritiba, Santo Amaro, São Félix, Sapeaçu e Saubara.

22/11/2017
Brasil passa a ter a menor Basílica do mundo
No alto da Serra da Piedade, em Caeté (MG), uma pequena ermida recebe há 250 anos milhares de peregrinos, levando à necessidade da construção de outra igreja maior na década de 1970; agora, esses dois templos foram elevados a Basílicas pelo Papa Francisco, sendo que um deles se tornou a menor Basílica do mundo.

21/11/2017
Ano Jubilar do centenário de Fátima será encerrado na Solenidade de Cristo Rei
No próximo dia 26 de novembro, Solenidade de Cristo Rei, o Santuário de Fátima irá promover o encerramento do Ano Jubilar do Centenário das Aparições, conforme decretado pela Penitenciaria Apostólica. Para o encerramento deste Ano Jubilar, o Bispo de Leiria-Fátima, Dom António Marto, será o delegado Pontifício, por indicação do Papa Francisco.

20/11/2017
Em mensagem de vídeo, Papa explica por que viaja a Mianmar
De 26 a 30 de novembro, o Papa Francisco realizará em uma nova viagem apostólica. Voltará na Ásia para visitar Mianmar, e depois irá a Bangladesh. Francisco enviou uma mensagem de vídeo na qual explica aos habitantes do país o motivo da sua visita: “Eu não vejo a hora de poder encontrá-los. Venho proclamar o Evangelho de Jesus Cristo, uma mensagem de reconciliação, perdão e paz”, afirma.

19/11/2017
Hoje a Igreja celebra São Roque González e companheiros mártires
A Igreja celebra neste dia 19 de novembro São Roque González e companheiros mártires. O sacerdote jesuíta foi martirizado e teve o corpo queimado por anunciar o Evangelho na América do Sul. Natural do Paraguai, evangelizou também em terras brasileiras, no território que atualmente pertence ao Rio Grande do Sul. São Roque nasceu em Assunção, Paraguai, em 1576. Aos 22 anos foi ordenado sacerdote e, posteriormente, nomeado Pároco da Catedral de Assunção. Em 1609, ingressou na Companhia do Jesus e anos depois foi designado superior da primeira Missão do Paraguai.


 

© Obra Missionária Virgem do Carmo Peregrina. Todos os direitos reservados

Site desenvolvido por Vetorial Soluções Corporativas
Obra Missionária Virgem do Carmo Peregrina