Web Rádio Peregrina
Obra Missionária de Evangelização e Acolhida Social Virgem do Carmo Peregrina

18/10/2017

Cardeal Blázquez inaugura Ano Jubilar em honra a Santa Teresa D’Ávila

Em sua homilia, o Cardeal Ricardo Blázquez recordou que este Ano Jubilar Teresiano é “um convite especial para estar, como discípulos, junto com Santa Teresa, para que com a sua vida e a sua excelente doutrina nos ensine a pertencer a Jesus, seguindo os seus passos, e peça à Virgem que seja a nossa Mãe”. O presidente da CEE destacou que a memória de Santa Teresa é “fonte de bênção” e dela se pode aprender “a sabedoria do Evangelho, a alegria e a paz que acompanham a fé, a conversão a Deus que está no centro da vida dos homens e os guia a serviço de Deus e do próximo”. Também recordou que Santa Teresa de Jesus exerceu “uma maternidade espiritual generosa” que se manifesta em várias santas que adotaram o nome ‘Teresa’. “Uma dúzia, de acordo com o Martirológico Romano, de mulheres santas e beatas são chamadas Teresa, em reconhecimento de Santa Teresa D’Ávila”, destacou o Cardeal. Como parte do programa da comemoração do Jubileu do Ano Teresiano foi colocado na Porta Santa da igreja do convento de Santa Teresa a inscrição: “A porta deste castelo é a oração”. De acordo com o Cardeal, “une apropriadamente o sentido da Porta Santa e da oração como a porta para entrar no diálogo e na comunicação com Deus”. “O carisma mais frutífero de Santa Teresa, seu magistério espiritual e a sua lição permanente se refere à oração”, disse o Purpurado e sublinhou que “a fé e a oração são inseparáveis”. O Cardeal Blázquez assegurou que “a oração cristã não é simplesmente a concentração que supera a nossa dispersão, nem o silêncio que acalma o barulho, nem o sossego para a nossa pressa”, mas “a oração é conversa do filho com o Pai; é escuta e resposta; é comunicação de coração para coração, entre o coração de Deus e nosso coração”. Além disso, o presidente CEC apontou que “a oração cristã tem as marcas inconfundíveis da relação com o Pai, o Filho Jesus e o Espírito Santo. É uma oração trinitária”, “a fé e a oração se reforçam mutuamente. A oração é um despertador da fé”. “Se a respiração é o ato elementar da vida, do mesmo modo a oração é o sopro da fé e lhe oferece oxigênio. Rezando, sopramos as cinzas que escondem a fé para que aqueça o fogo escondido e acenda a chama apagada”, recordou o Cardeal. Sobre a vida de Santa Teresa D’Ávila, o Purpurado recordou que “o amor e humildade são duas atitudes básicas insubstituíveis para a pessoa que reza, da qual deriva o desprendimento interior”. Santa Teresa “convida à oração pausada do Pai Nosso, que supõe o conhecimento recebido na iniciação cristã” e coloca esta oração como “um pilar da iniciação cristã”. O Cardeal Blázquez também disse que a pessoa que reza “não se fecha em se mesma, afastando-se do mundo”, mas “se abre ao amor e ao serviço aos outros” e “leva à conformação com Cristo paciente, a realizar os trabalhos diários e o serviço sacrificado aos outros”.
Imprimir

24/11/2017
Bispos da Argentina rezam pelos 44 tripulantes desaparecidos em um submarino
Os Bispos da Argentina expressaram sua oração e proximidade aos familiares dos 44 tripulantes desaparecidos em um submarino no Atlântico Sul. Através de um comunicado, a Comissão Executiva da Conferência Episcopal Argentina convidou os fiéis a “acompanhar a angústia que estão vivendo devido à situação do Submarino ARA e especialmente o momento pelo qual as famílias estão passando”.

23/11/2017
Papa Francisco cria nova Diocese no Brasil e nomeia seu primeiro bispo
O Papa Francisco erigiu uma nova Diocese no Brasil, a de Cruz das Almas (BA), desmembrada da Arquidiocese de Salvador, e nomeou como seu primeiro Bispo Dom Antônio Tourinho Neto, até então Bispo auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife (PE). A nova Diocese desmembrada da Arquidiocese de Salvador será composta pelos municípios de Cabaceiras do Paraguaçu, Cachoeira, Cruz das Almas, Governador Mangabeira, Maragogipe, Muritiba, Santo Amaro, São Félix, Sapeaçu e Saubara.

22/11/2017
Brasil passa a ter a menor Basílica do mundo
No alto da Serra da Piedade, em Caeté (MG), uma pequena ermida recebe há 250 anos milhares de peregrinos, levando à necessidade da construção de outra igreja maior na década de 1970; agora, esses dois templos foram elevados a Basílicas pelo Papa Francisco, sendo que um deles se tornou a menor Basílica do mundo.

21/11/2017
Ano Jubilar do centenário de Fátima será encerrado na Solenidade de Cristo Rei
No próximo dia 26 de novembro, Solenidade de Cristo Rei, o Santuário de Fátima irá promover o encerramento do Ano Jubilar do Centenário das Aparições, conforme decretado pela Penitenciaria Apostólica. Para o encerramento deste Ano Jubilar, o Bispo de Leiria-Fátima, Dom António Marto, será o delegado Pontifício, por indicação do Papa Francisco.

20/11/2017
Em mensagem de vídeo, Papa explica por que viaja a Mianmar
De 26 a 30 de novembro, o Papa Francisco realizará em uma nova viagem apostólica. Voltará na Ásia para visitar Mianmar, e depois irá a Bangladesh. Francisco enviou uma mensagem de vídeo na qual explica aos habitantes do país o motivo da sua visita: “Eu não vejo a hora de poder encontrá-los. Venho proclamar o Evangelho de Jesus Cristo, uma mensagem de reconciliação, perdão e paz”, afirma.


 

© Obra Missionária Virgem do Carmo Peregrina. Todos os direitos reservados

Site desenvolvido por Vetorial Soluções Corporativas
Obra Missionária Virgem do Carmo Peregrina