Web Rádio Peregrina
Obra Missionária de Evangelização e Acolhida Social Virgem do Carmo Peregrina

29/10/2017

Colômbia: Bispos advertem que aprovar eutanásia de menores viola a dignidade humana

“Os Bispos católicos da Colômbia recebemos com profunda preocupação as recentes decisões do Tribunal Constitucional a respeito da eutanásia, especialmente no tema relacionado a sua aplicação a menores de idade”, expressou o Episcopado em seu comunicado do dia 26 de outubro. Os Bispos assinalaram que “a eutanásia, que é o ato de acabar deliberadamente com a vida de um ser humano, é uma grave violação à dignidade da pessoa”. “Faz com que os idosos, os doentes e as pessoas que têm algum tipo de limitação pensem que a sua existência é menos digna e valiosa e, portanto, fecham as portas de suas esperanças”, assinalaram. Do mesmo modo, advertiram que “o propósito do regulamento ordenado pelo Tribunal é contra o princípio constitucional da defesa da vida (artigo 11) e abre as portas para que a sociedade possa legitimar a supressão de algumas pessoas e a negação dos mais fracos e necessitados”. Os bispos recordaram que, em sua recente visita à Colômbia, o Papa Francisco “falou sobre a defesa da vida; mas também nos convidou a estar atentos às densas trevas que ameaçam e destroem a vida, entre elas a falta de ‘respeito pela vida humana que impede diariamente a existência de tantos inocentes’”. Por isso, pediram aos “legisladores e aos profissionais da área de saúde que levem em consideração as consequências morais, éticas e sociais que causam estes tipos de determinações”. “Recordamos o apelo do Papa Francisco a fim de que tomem ‘decisões corajosas e contracorrente’ em defesa da vida, especialmente da vida dos mais pobres e fracos. Só teremos uma sociedade com paz e bem-estar se continuarmos promovendo uma cultura de vida”, assinalaram. Nesse sentido, os prelados pediram aos colombianos que “aprofundem na vida como o maior e maravilhoso dom de Deus, assim como a base dos direitos fundamentais de todas as pessoas. Incentivemos ações que atenuem a cultura de facilidade, a cultura do descarte e hedonista, que leva a considerar que seja uma solução provocar a morte de um irmão”. Os Bispos também exortaram “a dirigir mais esforços à prestação digna, efetiva e humanizada dos serviços na área de saúde. Estes devem estar disponíveis de forma equitativa para todos os cidadãos”. Finalmente, convidaram “a multiplicar as ações a fim de acompanhar e aliviar os sofrimentos dos doentes: ‘o clima de solidariedade fraterna dissipa e supera o clima de solidão e a tentação do desespero’”.
Imprimir

23/11/2017
Papa Francisco cria nova Diocese no Brasil e nomeia seu primeiro bispo
O Papa Francisco erigiu uma nova Diocese no Brasil, a de Cruz das Almas (BA), desmembrada da Arquidiocese de Salvador, e nomeou como seu primeiro Bispo Dom Antônio Tourinho Neto, até então Bispo auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife (PE). A nova Diocese desmembrada da Arquidiocese de Salvador será composta pelos municípios de Cabaceiras do Paraguaçu, Cachoeira, Cruz das Almas, Governador Mangabeira, Maragogipe, Muritiba, Santo Amaro, São Félix, Sapeaçu e Saubara.

22/11/2017
Brasil passa a ter a menor Basílica do mundo
No alto da Serra da Piedade, em Caeté (MG), uma pequena ermida recebe há 250 anos milhares de peregrinos, levando à necessidade da construção de outra igreja maior na década de 1970; agora, esses dois templos foram elevados a Basílicas pelo Papa Francisco, sendo que um deles se tornou a menor Basílica do mundo.

21/11/2017
Ano Jubilar do centenário de Fátima será encerrado na Solenidade de Cristo Rei
No próximo dia 26 de novembro, Solenidade de Cristo Rei, o Santuário de Fátima irá promover o encerramento do Ano Jubilar do Centenário das Aparições, conforme decretado pela Penitenciaria Apostólica. Para o encerramento deste Ano Jubilar, o Bispo de Leiria-Fátima, Dom António Marto, será o delegado Pontifício, por indicação do Papa Francisco.

20/11/2017
Em mensagem de vídeo, Papa explica por que viaja a Mianmar
De 26 a 30 de novembro, o Papa Francisco realizará em uma nova viagem apostólica. Voltará na Ásia para visitar Mianmar, e depois irá a Bangladesh. Francisco enviou uma mensagem de vídeo na qual explica aos habitantes do país o motivo da sua visita: “Eu não vejo a hora de poder encontrá-los. Venho proclamar o Evangelho de Jesus Cristo, uma mensagem de reconciliação, perdão e paz”, afirma.

19/11/2017
Hoje a Igreja celebra São Roque González e companheiros mártires
A Igreja celebra neste dia 19 de novembro São Roque González e companheiros mártires. O sacerdote jesuíta foi martirizado e teve o corpo queimado por anunciar o Evangelho na América do Sul. Natural do Paraguai, evangelizou também em terras brasileiras, no território que atualmente pertence ao Rio Grande do Sul. São Roque nasceu em Assunção, Paraguai, em 1576. Aos 22 anos foi ordenado sacerdote e, posteriormente, nomeado Pároco da Catedral de Assunção. Em 1609, ingressou na Companhia do Jesus e anos depois foi designado superior da primeira Missão do Paraguai.


 

© Obra Missionária Virgem do Carmo Peregrina. Todos os direitos reservados

Site desenvolvido por Vetorial Soluções Corporativas
Obra Missionária Virgem do Carmo Peregrina