Web Rádio Peregrina
Obra Missionária de Evangelização e Acolhida Social Virgem do Carmo Peregrina

Quer receber nosso informativo? Cadastre-se!

Cadastre-se e receba textos, notícias e muito mais em seu e-mail.




02/05/2017

Papa Francisco aos jovens: "Ação Católica é paixão católica!".

"Que cada iniciativa, proposta e caminho de vocês, sejam experiência missionárias destinadas à evangelização, não à autopreservação. de vocês”. “Que a sua participação nas dioceses e nas paróquias se estendam nas ruas da cidade, dos bairros e dos povos". O Papa exortou os jovens da Ação Católica a “sintam a responsabilidade do serviço à caridade, o engajamento político, a paixão educativa e a participação no debate cultural”. Os jovens, que antes da chegada do Santo Padre participaram de um encontro de oração, música e testemunhos, receberam com alegria estas palavras de reconhecimento: "Convido-os a realizar a sua experiência apostólica nas paróquias", insistiu o Pontífice. A paróquia "é o espaço no qual as pessoas podem se sentir acolhidas tal como são, podem ser acompanhadas em seu caminho de maturidade humana e espiritual, crescer na fé e no amor à criação e aos irmãos". "Isto acontecerá somente quando uma paróquia não se feche em si e se a Ação Católica, que vive na paroquia, não se feche em si mesma, e ajuda a paróquia para que permaneça em contato com as famílias e com a vida do povo e não se converta em uma estrutura separada das pessoas, ou em um grupo de escolhidos fechado em si". Nesse sentido, Francisco convidou "realizar a sua experiência apostólica enraizada na paroquia, que não é uma estrutura ultrapassada, porque é a presença da Igreja no território, no o âmbito da escuta da Palavra, do crescimento da vida cristã, do diálogo, do anúncio, da caridade generosa, da adoração e da celebração”. O Bispo de Roma recordou que “o nascimento da Ação Católica Italiana, foi a partir do sonho do coração de dois jovens, Mario Fan e Giovanni Acquaderni, que se tornou um caminho de fé para muitas gerações”. Entretanto, “ter uma história bonita não serve para se olhar no espelho ou sentar-se comodamente na poltrona!”. “Encorajo vocês a prosseguirem como um povo de discípulos-missionários, como nos ensinaram grandes testemunhas de santidade que marcaram o caminho de sua associação”. "Durante estes cento e cinquenta anos - continuou o Papa Francisco -, a Ação Católica sempre se caracterizou por um grande amor por Jesus e pela Igreja. Hoje também são chamados a continuar a sua vocação particular colocando-se a serviço das dioceses, dos Bispos e nas paróquias, onde a Igreja habita entre as pessoas”. O Papa os encorajou a continuar o seu trabalho sem se cansar, conscientes de que o seu serviço é um serviço ao Povo de Deus. "Não se cansem de percorrer o caminho através do qual é possível cultivar o estilo de uma autêntica sinodalidade, uma maneira de ser Povo de Deus onde todos podem contribuir com uma leitura atenta e mediada dos sinais dos tempos para compreender e viver a vontade de Deus”. Depois deste encontro, o Papa Francisco rezou o Regina Caeli.
Imprimir

16/02/2018
Papa Francisco encontra o clero da sua diocese
Há várias idades no sacerdócio, cada uma com características peculiares que comportam dificuldades, mas possuem também recursos. Foi o que disse o Papa Francisco ao clero de Roma reunido esta quinta-feira (15/02) na Basílica de São João de Latrão – sede da Diocese de Roma – para o tradicional encontro de início da Quaresma.

14/02/2018
Cardeal Tempesta comenta o tema da CF 2018 dedicada à violência
Atendendo ao apelo dos Bispos do Regional Leste 1 – CNBB, as dioceses do Estado do Rio de Janeiro realizarão no próximo dia 17 de fevereiro a Abertura da Campanha da Fraternidade (CF) 2018. O Rio de Janeiro vem sofrendo com os diversos casos de violência, os números de assassinatos e assaltos são crescentes. A violência atinge até mesmo os agentes de segurança que levam a população a um clima de medo e tensão.

13/02/2018
Papa: paciência não é resignação, é dialogar com os próprios limites
Na primeira Missa da semana na Casa Santa Marta o Papa Francisco disse que a paciência é a virtude de quem está em caminho. “A fé, colocada à prova, produz paciência.” O Papa Francisco inspirou sua reflexão na Primeira Leitura do dia, de São Tiago Apóstolo.

08/02/2018
Solidariedade do Papa a atingidos por terremoto em Taiwan
O abalo sísmico foi sentido também na capital Taipé. Com magnitude de 6,4 graus na escala Richter, o epicentro foi localizado no Oceano Pacífico, a 21Km ao nordeste de Hua-Lien.

07/02/2018
Festival na Lateranense em preparação ao Sínodo dos Jovens
“Qual Igreja dos jovens?” é o tema do Festival Internacional da Criatividade, a ser realizado na Pontifícia Universidade Lateranense, em Roma, nos dias 9 e 10 de março. Esta segunda edição tem o patrocínio do Sínodo dos Bispos. A iniciativa inspira-se precisamente no Sínodo dos Jovens convocado pelo Papa Francisco para outubro próximo e nasce da colaboração entre o ateneu pontifício, a Villanova University da Pensilvânia e Creativ, realidade de formação especializada em gestão pastoral.


 

© Obra Missionária Virgem do Carmo Peregrina. Todos os direitos reservados

Site desenvolvido por Vetorial Soluções Corporativas
Obra Missionária Virgem do Carmo Peregrina