Web Rádio Peregrina
Obra Missionária de Evangelização e Acolhida Social Virgem do Carmo Peregrina

Quer receber nosso informativo? Cadastre-se!

Cadastre-se e receba textos, notícias e muito mais em seu e-mail.




23/06/2017

A paz no Sudão do Sul, uma prioridade para o Papa Francisco

Em primeiro lugar, o Cardeal recordou que no Sudão do Sul, “longe dos noticiários, há uma guerra que continua causando vítimas. A morte e o desespero afligem a população. O conflito, que começou em 2013, provocou uma grave crise humanitária que afeta mais da metade da população, cerca de 7 milhões e 300 mil pessoas, que passam fome todos os dias”. O prefeito também se referiu ao alto risco de que no Sudão do Sul haja uma epidemia de cólera sem precedentes e os milhões de refugiados que tiveram que abandonar as suas casas devido à guerra. “Neste país ocorrem massacres e atrocidades de forma sistemática e generalizada contra a população civil por razões étnicas”, denunciou. “Mulheres e crianças são vítimas diárias da violência e do abuso”. Por isso, assinalou que o Papa Francisco “sente a necessidade urgente de sensibilizar a comunidade internacional sobre este drama silencioso, pedindo maiores e novos esforços para chegar a uma solução pacífica do conflito”. Além disso, recordou que “o Papa reiterou em várias ocasiões o seu desejo de ir pessoalmente ao Sudão do Sul, apesar desta situação dolorosa, para promover a paz com a sua presença, para ser uma chave do processo de paz, para dar voz ao grito desesperado de uma Igreja que quer dizer ‘chega de armas, chega de violência, chega de morte!’”. Portanto, levando em consideração que o Papa não poderá ir ao Sudão do Sul, “quer que a Igreja tenha uma presença e proximidade tangível com as pessoas afetadas pela guerra através da iniciativa ‘O Papa pelo Sudão do Sul’”. “Trata-se de uma iniciativa que busca fortalecer, sustentar e impulsionar o trabalho das diferentes congregações religiosas e organismos de ajuda internacional presentes no território e que se esforçam incansavelmente em socorrer a população e promover o processo de desenvolvimento e de paz”. Concretamente, através desta iniciativa serão promovidos “dois projetos na área da saúde, dois hospitais administrados pelas Irmãs Missionárias Combonianas que trabalham no Sudão do Sul”. Também será promovido “um projeto na área da educação através da associação Solidariedade com o Sudão do Sul, cujo objetivo é formar uma bolsa de estudo de dois anos para os estudantes que desejam ter o diploma do ensino fundamental”. Além disso, “na área da agricultura, um projeto executado pela Caritas Internationalis, que envolve 2.500 famílias nas dioceses de Yei, Tombura-Yambio e Torit, através de instrumentos que promovam a agricultura e a pecuária, por meio da capacidade das comunidades locais para autossustentar”. O Cardeal Turkson concluiu destacando que o Papa Francisco “não se esquece das vítimas silenciosas deste conflito sangrento e desumano, não se esquece de todas as pessoas que foram obrigadas a deixar o seu país devido à corrupção, a injustiça e a guerra”.
Imprimir

16/02/2018
Papa Francisco encontra o clero da sua diocese
Há várias idades no sacerdócio, cada uma com características peculiares que comportam dificuldades, mas possuem também recursos. Foi o que disse o Papa Francisco ao clero de Roma reunido esta quinta-feira (15/02) na Basílica de São João de Latrão – sede da Diocese de Roma – para o tradicional encontro de início da Quaresma.

14/02/2018
Cardeal Tempesta comenta o tema da CF 2018 dedicada à violência
Atendendo ao apelo dos Bispos do Regional Leste 1 – CNBB, as dioceses do Estado do Rio de Janeiro realizarão no próximo dia 17 de fevereiro a Abertura da Campanha da Fraternidade (CF) 2018. O Rio de Janeiro vem sofrendo com os diversos casos de violência, os números de assassinatos e assaltos são crescentes. A violência atinge até mesmo os agentes de segurança que levam a população a um clima de medo e tensão.

13/02/2018
Papa: paciência não é resignação, é dialogar com os próprios limites
Na primeira Missa da semana na Casa Santa Marta o Papa Francisco disse que a paciência é a virtude de quem está em caminho. “A fé, colocada à prova, produz paciência.” O Papa Francisco inspirou sua reflexão na Primeira Leitura do dia, de São Tiago Apóstolo.

08/02/2018
Solidariedade do Papa a atingidos por terremoto em Taiwan
O abalo sísmico foi sentido também na capital Taipé. Com magnitude de 6,4 graus na escala Richter, o epicentro foi localizado no Oceano Pacífico, a 21Km ao nordeste de Hua-Lien.

07/02/2018
Festival na Lateranense em preparação ao Sínodo dos Jovens
“Qual Igreja dos jovens?” é o tema do Festival Internacional da Criatividade, a ser realizado na Pontifícia Universidade Lateranense, em Roma, nos dias 9 e 10 de março. Esta segunda edição tem o patrocínio do Sínodo dos Bispos. A iniciativa inspira-se precisamente no Sínodo dos Jovens convocado pelo Papa Francisco para outubro próximo e nasce da colaboração entre o ateneu pontifício, a Villanova University da Pensilvânia e Creativ, realidade de formação especializada em gestão pastoral.


 

© Obra Missionária Virgem do Carmo Peregrina. Todos os direitos reservados

Site desenvolvido por Vetorial Soluções Corporativas
Obra Missionária Virgem do Carmo Peregrina