Web Rádio Peregrina
Obra Missionária de Evangelização e Acolhida Social Virgem do Carmo Peregrina

Quer receber nosso informativo? Cadastre-se!

Cadastre-se e receba textos, notícias e muito mais em seu e-mail.




22/11/2017

Sínodo dos Bispos sobre jovens já tem data e relator será um Cardeal brasileiro

Na mesma ocasião, comunicou que o relator geral será o presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e Arcebispo de Brasília (DF), Cardeal Sérgio da Rocha. Além disso, o Sínodo terá como secretários especiais o jesuíta Pe. Giacomo Costa e o salesiano Pe. Rossano Sala. Em entrevista ao site da Arquidiocese de Brasília, o Cardeal Rocha explicou que o relator geral tem a função de preparar “um longo relatório para ser apresentado no início da Assembleia Sinodal, recolhendo as contribuições enviadas na fase preparatória, que está acontecendo em toda a Igreja”. Ao final do Sínodo, acrescentou, “o relator geral apresenta o relatório final para ser aprovado pelos participantes da Assembleia Sinodal”. “É o Papa quem preside o Sínodo e dá a aprovação ao texto final”, assinalou, ressaltando que o relator tem uma função exigente, pois precisa “escutar todos e acolher o máximo possível as suas contribuições”. Os trabalhos da reunião do Conselho Ordinário no Vaticano nos últimos dias 16 e 17 começaram com a intervenção do Secretário Geral, Cardeal Lorenzo Baldisseri. No discurso de saudação, o Purpurado agradeceu o Santo Padre pela sua presença e também por convocar a Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos para a Região Pan-Amazônica, que será em outubro de 2019. O Secretário Geral deu as boas-vindas a todos os participantes da reunião e resumiu o caminho percorrido até hoje para a convocação da XV Assembleia Geral Ordinária de outubro de 2018. Durante o seu discurso, resumiu os resultados do Documento Preparatório e do questionário divulgado através de um site dirigido especificamente aos jovens. Depois da intervenção do Secretário Geral, foram discutidos os critérios para a elaboração do Instrumentum Laboris, com o objetivo de que possam unir nela as diferentes contribuições da fase de consulta que ainda está em vigor. Em seguida, falaram sobre o trabalho do Seminário Internacional sobre a Juventude realizado em setembro de 2017. Além disso, publicaram as respostas do questionário do Documento Preparatório, assim como os primeiros dados estatísticos relacionados ao questionário online que permanecerá operacional até o dia 31 de dezembro de deste ano. No programa, deram uma importância especial à data da reunião pré-sinodal dos jovens, convocada em Roma pelo Santo Padre entre os dias 19 e 24 de março de 2018. Junto com os jovens que estarão presentes neste encontro, decidiram aumentar a participação a outros que se unirão ao evento através de redes sociais. Finalmente, os Membros do Conselho Ordinário debateram o tema da revisão normativa do Sínodo dos Bispos. Nesse sentido, Monsenhor Fabio Fabene, Subsecretário do Sínodo dos Bispos, explicou o trabalho realizado pela Secretaria Geral e, após sua intervenção, realizou-se uma troca de opiniões.
Imprimir

13/12/2017
20 anos depois, uma mãe agradece a mulher que a convenceu de não abortar
Durante 10 anos, pelo menos um dia por semana, Karen Swallow se dedicou a ajudar as mães que queriam abortar. Ela calcula que viu cerca de 2.500 mulheres entrarem em lugares que praticam abortos. Uma dessas mulheres que ela ajudou, 20 anos depois enviou-lhe uma mensagem de agradecimento. Karen Swallow é uma mulher que durante 10 anos, sem faltar o seu compromisso, ia uma vez por semana na porta de uma clínica abortista ajudar as mulheres que pensavam em acabar com a vida dos seus filhos antes de nascer.

12/12/2017
Papa adverte aos hospitais católicos sobre o perigo de converter-se em negócios
O Papa Francisco enviou uma importante advertência aos hospitais católicos através da Mensagem do Dia Mundial do Doente do próximo ano, para pedir que evitem a mentalidade empresarial, ou seja, transformados em meras empresas que descartam os pobres. Francisco assegura que a história da Igreja em relação ao cuidado dos doentes é uma herança que “ajuda a preservar os hospitais católicos do risco duma mentalidade empresarial, que em todo o mundo quer colocar o tratamento da saúde no contexto do mercado, acabando por descartar os pobres”.

11/12/2017
O Advento é um tempo para reconhecer os vazios a serem preenchidos em nossa vida, diz o Papa
Antes de rezar o Ângelus na manhã de hoje, o Papa Francisco explicou novamente o significado do Advento e afirmou que é um momento propício para mudar de comportamento. “É um tempo para reconhecer os vazios a serem preenchidos em nossa vida, para aplainar as asperezas do orgulho e criar espaço para Jesus que vem”, afirmou. O Santo Padre assinalou que, por exemplo, “um vazio em nossa vida pode ser porque não rezamos ou rezamos pouco”. “O Advento é o momento favorável para rezar com mais intensidade, para reservar à vida espiritual o lugar importante que lhe cabe”.

08/12/2017
Hoje a Igreja celebra a Solenidade da Imaculada Conceição
Neste dia 8 de dezembro, a Igreja celebra a Imaculada Conceição da Santíssima Virgem Maria, o dogma de fé segundo o qual a Mãe do Jesus foi preservada do pecado desde o momento de sua concepção, ou seja, desde o instante em que começou sua vida humana. Em 8 de dezembro de 1854, o Papa Pio IX, depois de receber inúmeros pedidos de bispos e fiéis de todo o mundo, ante mais de 200 cardeais, bispos, embaixadores e milhares de fiéis católicos, declarou com sua bula “Ineffabilis Deus”:

07/12/2017
Arcebispo à ONU: Os cristãos são parte da solução, não do problema do Iraque
Um painel reunido na sede da Organização das Nações Unidas (ONU) analisou recentemente as sequelas da ocupação do Estado Islâmico (ISIS) na planície de Nínive, no Iraque, e destacou que os cristãos devem ser considerados parte da solução para levar a paz e os direitos humanos.


 

© Obra Missionária Virgem do Carmo Peregrina. Todos os direitos reservados

Site desenvolvido por Vetorial Soluções Corporativas
Obra Missionária Virgem do Carmo Peregrina