Web Rádio Peregrina
Obra Missionária de Evangelização e Acolhida Social Virgem do Carmo Peregrina

Quer receber nosso informativo? Cadastre-se!

Cadastre-se e receba textos, notícias e muito mais em seu e-mail.




26/12/2017

Falece Pe. Piero Gheddo, grande promotor das missões no mundo

Nasceu em 1929, em Tronzano Vercellese, e frequentou o seminário diocesano de Moncrivello (Vercelli). Entrou no PIME em 1945 e foi ordenado sacerdote em 1953. O seu sonho era ser missionário na Índia, mas, desde a sua ordenação, sempre teve que dedicar-se à imprensa. Em 1961, foi um dos fundadores do Centro Missionário PIME de Milão, onde, junto com Pe. Amelio Crotti e Pe. Giacomo Girardi, divulgou a cultura, a informação e o trabalho missionário na Itália e no mundo. “As campanhas do Centro PIME para atenuar a fome no mundo, em favor dos refugiados vietnamitas e cambojanos, pela paz no Líbano, a vigília missionária pelo Dia Mundial das Missões, marcaram a vida de muitas gerações de jovens”. Fizeram parte deste trabalho a fundação “Mãos estendidas”, em 1964, e a Editora Missionária Italiana (EMI), em 1955. De 1959 a 1994, foi diretor da revista mensal Mondo e Missione (Mundo e Missão). O sacerdote é recordado por denunciar a ideologia violenta dos ‘vietcong’, testemunhando a opressão que exerciam sobre os habitantes do Vietnã e criticou a derivação marxista de uma parte da Teologia da Libertação latino-americana. Em 1962, quando ainda era jornalista do L'Osservatore Romano, foi eleito pelo Papa São João XXIII para ser especialista na redação do decreto conciliar Ad Gentes. Na década de 1990, o Papa João Paulo II o escolheu como colaborador da encíclica “Redemptoris Missio”. Escreveu mais de noventa livros, que foram traduzidos no exterior, e recebeu vários prêmios de jornalismo. Pe. Gheddo fundou a agência Asia News. Desde 2014, devido à necessidade de receber cuidados médicos diariamente, Pe. Gheddo se mudou para a Casa Ambrosiana da Diocese de Milão, em Cesano Boscone, onde ele continuou trabalhando.
Imprimir

24/01/2018
Papa ao Fórum de Davos: o homem no centro para uma economia inclusiva
Mensagem de Francisco foi enviada ao presidente-executivo do Fórum, Klaus Schwab, e lida pelo card. Turkson. As inovações tecnológicas devem ser utilizadas “para a proteção da nossa casa comum”. Em especial, a inteligência artificial e a robótica devem estar a serviço da humanidade, e não ser uma ameaça “como algumas avaliações infelizmente preveem”. Este é o apelo lançado pelo Papa Francisco na carta enviada ao Fórum Econômico Mundial, que se realiza em Davos de 23 a 26 de janeiro.

23/01/2018
Papa a jornalistas a bordo: no Chile e Peru contagiado pela fé do povo
Há países na América Latina com políticas liberais que os levaram a uma pobreza maior ainda. Em geral, uma política liberal que não envolve todo o povo é seletiva e leva a um enfraquecimento. No voo de retorno a Roma o Papa fala com os jornalistas sobre a viagem ao Chile e Peru.

22/01/2018
Francisco despede-se do Peru: “Levo vocês no coração"
Na conclusão de suas palavras o Santo Padre falou mais uma vez de esperança: “vocês têm tantos motivos para esperar! Vi-o, toquei-o com a mão nestes dias. Conservem a esperança.

21/01/2018
Papa: ser ricos de memória nos liberta da tentação de messianismos
Após almoçar no Arcebispado de Trujillo e visitar a Catedral de Santa Maria, o Papa Francisco foi ao “Colégio Seminário” para encontrar os sacerdotes, religiosos, religiosas e seminaristas das Circunscrições eclesiásticas do norte do Peru. O Colégio tem 390 anos e é dedicado aos Santos Carlos e Marcelo. Fundado em 1625 como casa de formação para sacerdotes, atualmente é voltado à educação de jovens do primeiro e segundo grau.

20/01/2018
Papa: corrupção é um “vírus social” na América Latina
No discurso às autoridades peruanas, Francisco falou da corrupção como forma sutil de degradação do meio ambiente que contamina progressivamente todo o tecido vital.


 

© Obra Missionária Virgem do Carmo Peregrina. Todos os direitos reservados

Site desenvolvido por Vetorial Soluções Corporativas
Obra Missionária Virgem do Carmo Peregrina